12-18Jan2025
Serena
Valluzzi
piano​
artista convidada
Nascida em 14 de fevereiro de 1994 na província de Bari (Itália), Serena Valluzzi iniciou seus estudos de piano aos quatro anos de idade. Com apenas dezessete anos formou-se com honras no Conservatório de Música "Niccolò Piccinni" de Bari, sob a orientação de Maurizio Matarrese.
Frequentou cursos de formação e seminários com François Joel Thiollier, Benedetto Lupo, Alberto Nosè e Roberto Prosseda. Continuou seus estudos com Enrico Pace na Academia de Música de Pinerolo e, de novembro de 2017 a junho de 2019, trabalhou como pianista colaboradora na Academia de Maggio Musicale Fiorentino.
Com apenas quatorze anos estreou-se com a Orquestra Molisana dirigida por Franz Albanese, interpretando o Concerto para Piano K.466 de Mozart. Em maio de 2015 estreou-se no estrangeiro com a Filarmónica "Ion Dumitrescu" em Ramnicu Valcea (Roménia), interpretando a Rapsódia sobre um tema de Paganini de S. Rachmaninoff.
Ganhou a 55ª edição do Concurso Internacional de Piano "A. Speranza" em Taranto e o 4º “Premio Alkan” pelo virtuosismo do piano em 2020, vitória que levou à gravação dos seus dois primeiros CDs, produzidos pela 2R Studio Media Productions – Steinway & Sons – Vailog Milão.
Recebeu vários outros prémios consideráveis ​​incluindo o 3º prémio no “A. Casagrande” Concurso Internacional de Piano 2022 em Terni (Itália), 4º prémio no “F. Busoni” Piano Competition 2021 em Bolzano, 3º prémio e prémio “Jovem júri” no “Livorno Piano Competition” 2020, 4º prémio no Premio Venezia 2012 e muitos outros.
Os próximos projetos artísticos incluem a gravação de um CD inteiramente dedicado ao compositor francês Déodat de Séverac.