top of page
PHOTO-2023-09-25-08-28-43 4.jpg

Paolo 
Scafarella

piano

artista convidado

PHOTO-2023-09-25-08-28-43 6_edited.jpg
PHOTO-2023-09-25-08-28-43 4.jpg

Pianista com sensibilidade musical inata e sólida técnica pianística, Paolo Scafarella nasceu em 1993 em Trani, uma encantadora cidade da Apúlia. Formou-se no 'N. Conservatório Piccinni de Bari, obtendo uma licenciatura de três anos em piano e uma licenciatura de dois anos em piano solo com notas máximas e honras.

 

Apresentou-se nas principais cidades italianas: Milão, Roma, Bolonha, Florença, Bérgamo, Grosseto, Turim, Trento, Nápoles, Bari, Potenza, Perugia, Veneza etc. e no exterior em França, Espanha, Suécia, Alemanha, Suíça etc. ; atuou para fundações de renome internacional como Fundação La Scala de Milão, Associazione Bellini de Messina, Serate Musicali de Milão, Società dei Concerti de Milão, La Camerata Sulmonese etc., atuando nos teatros mais importantes da Itália como La Scala em Milão, Teatro Savoia em Campobasso, Teatro Caniglia em Sulmona, Auditório PalaCultura em Messina etc.

 

Apresenta-se regularmente como solista com orquestras importantes como Orquestra Sinfonica Santa Croce, Orquestra Sinfonica di Cosenza, Orquestra Sinfonica di Grosseto, Orquestra Filarmonica Vitruvia, Orquestra Sinfonica della Basilicata etc.

 

Scafarella está também a planear uma digressão extracontinental na China (nas maiores cidades do país) e na América, especificamente na Florida, organizada pela agência Blue Chords Management da qual é um dos principais artistas. O projeto centra-se na execução das peças incluídas no seu último CD gravado para a Brilliant Classics com música de Stenhammar; o seu último CD tem sido um grande sucesso, recebendo uma crítica de 5 estrelas da revista alemã PianoNews e da britânica BBC Music Magazine, duas das mais prestigiadas revistas de música do mundo.

 

Seus próximos projetos de gravação incluem mais dois CDs sobre o repertório de piano de Stenhammar com a gravadora Brillant Classics, um CD sobre o repertório de piano solo de Prokofiev com Piano Classics e um CD monográfico sobre o repertório de piano solo de Rachmaninov com a gravadora Aulicus Classics.

 

Toca em duo regular com o violoncelista Luciano Tarantino, com quem gravou um CD para a gravadora Da Vinci sobre as 21 Danças Húngaras de Brahms transcritas por Piatti, com revisão da parte para piano de Clara Schumann. Publica regularmente livros, transcrições e edições práticas com a editora Momenti Edizioni.

bottom of page