Marcos Vinicius.jpg

PIANO

MARCOS VINICIUS VIEIRA

 

Marcos Vinícius Vieira iniciou seus estudos de piano aos 13 anos de idade com Donata Madejska Lange, na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo, antiga Universidade Livre de Música) concluído em 2012. 

 

Nos anos de 2006 e 2007 foi ganhador do Concurso de Piano do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. Em 2009 foi o primeiro prêmio do 18o Concurso de Piano Souza Lima. Em 2010 foi contemplado com uma medalha em comemoração aos 200 anos de Chopin pela Sociedade Chopin do Brasil. Ainda em 2010 solou com a Orquestra Jovem Tom Jobim sob a batuta de Roberto Sion. Foi bolsista do Festival Internacional de Campos do Jordão nos anos 2012, 2013 e 2014. 

 

Por diversas vezes apresentou-se no programa “REDEVIDA Apresenta” da emissora Rede Vida, além de participar de Master-Classes com Nelson Goerner, Arnldo Cohen, Cristina Ortiz, Ewa Kupiec, Zbigniew Raubo, Richard Bishop, José Feghali, Claudio Soares, Gilberto Tinetti, Flavio Augusto e Paulo Alvares, entre outros. 

 

Em 2011 entrou para Universidade São Paulo sob a orientação do pianista Eduardo Monteiro. Realizou em 2013, sob a orientação da pianista Luciana Sayure, o concerto de abertura da série Jovens Pianistas no Instituto Moreira Salles em Poços de Caldas – MG. 

 

Em 2014 obteve o prêmio de melhor pianista colaborador no 3° Concurso Jovens Solistas da OCAM. Desde então trabalha intensamente com correpetição, orientado por Ricardo Ballestero, sobretudo com cantores. Em 2018 e 2019 foi Pianista do Concurso de Canto Maria Callas. Trabalha como pianista correpetidor na classe de canto do Festival Música nas Montanhas desde 2015 e Festival Canto em Trancoso nos anos de 2016, 2017 é 2019. É integrante do Trio Villani-Côrtes e do Duo Cadenza. Trabalha nos últimos anos como pianista correpetidor da classe de canto do professor Francisco Campos Neto na Universidade São Paulo.

 

Formando no bacharel em piano na ECA–USP.

apoio: Vivace - Movimento Artístico-Musical, Conservatório Musical Antônio Ferrucio Viviani, Secretaria Municipal de Cultura.