Cristiane Cabral de Leon.jpg

VIOLINO

CRISTIANE CABRAL DE LEÓN

 

ORQUESTRA VERSATILIS

Cristiane de Léon, natural de Curitiba, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade em Joinville. Estudou violino na Escola de Música de Brasília e graduou-se pela Universidade de Brasília.

 

Doutora em música pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e mestre (violino) pela Duquesne University em Pittsburgh, Estados Unidos, onde também cursou o Artist Diploma (pós-graduacao em performance/violino). Durante seus estudos na Duquesne University, lecionou violino e viola como assistente na classe de pedagogia das cordas. 

 

Participou de tournés com orquestras nos Estados Unidos, Brasil e Ásia. Nos Estados Unidos apresentou recitais públicos solo e tocou nas orquestras: Erie Phillarmonic, Carnegie Mellon Phillarmonic, Butler Symphony, Jonhstown Symphony e West Virginia Symphony.

 

Retornado ao Brasil, tocou como musicista convidada na Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo.

 

Como camerista e recitalista tem participado de tournés pelo Brasil. Nos seus recitais desenvolve intenso trabalho na divulgação da música brasileira. 

 

Foi professora de violino e viola na Universidade Federal de Uberlândia e professora de violino e música de câmara na faculdade de Música da FITO (Osasco-SP).  Implementou aulas de violino na grade curricular para crianças na escola Saint Nicholas em Aphaville (SP) e durante o seu doutorado lecionou por um semestre violino para os alunos de graduação da UNICAMP.

Como professora de violino desenvolve intensa atividade pedagógica, preparando alunos para estudarem em renomadas instituições na Europa e Estados Unidos. 

 

Atualmente é professora de violino da Escola de Música de Brasília e do projetos Jovens Músicos de Piracicaba (SP).