top of page
PHOTO-2023-09-25-08-28-43 4.jpg
Alexandre de Leon.jpeg

Alexandre 
de León

VIOLA
Chefe do naipe
Orquestra Sinfonica do  FMM 

PHOTO-2023-09-25-08-28-43 6_edited.jpg
PHOTO-2023-09-25-08-28-43 4.jpg

Natural de Lisboa - Portugal, iniciou seus estudos de violino no Brasil com os

professores Yoshitame Fukuda e Elisa Fukuda, e sempre sob a orientação de seu pai Alejandro de León com quem passou a estudar viola. Posteriormente aperfeiçoou-se

em Israel com o professor Chaim Taub.

 

É graduado em Licenciatura-Música pela Faculdade Paulista de Artes (SP).

 

Como professor de viola, ministrou aulas no X Festival de Música de Ourinhos.

 

Como camerista, participou do XIV Festival Internacional de Música de 

Câmara na cidade de Rolandsek-(Alemanha), e convidado a participar de concertos com notórios grupos de música de câmara como o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Trio Brasileiro entre outros.

 

Como solista, obteve o 1º Prêmio no XI Concurso Jovens Instrumentistas-Brasil em Piracicaba, vem se apresentando frente a importantes orquestras brasileiras como a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Orquestra de Câmara Teatro São Pedro (RS), Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfonia Cultura entre outras, sob a regência de maestros como Roberto Minczuk, Alex Klein, Konstantin Becker, Jamil Maluf, Lutero Rodrigues, Osvaldo Colarusso, Júlio Medaglia, João Carlos Martins entre outros.

        

Foi membro da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, atuando como chefe de naipe convidado de 2009 até 2013. Atualmente e desde o ano de 2005 ocupa o cargo de 1º Viola na Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. 

bottom of page